A SUMA relançou, em Vila Nova de Gaia, a unidade móvel de solidariedade e sensibilização REUTILÂNDIA®. O evento teve lugar no passado dia 14 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, e contou com a presença do presidente do município, Eduardo Vítor Rodrigues, e do presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues.
Após mais de 900 dias de intervenção desde o início do projeto, em 2008, e de perto de 40 mil contactos e mais de 80 mil utilidades entregues, o projeto, fruto de uma já longa parceria entre a SUMA e o município para a educação ambiental, conhece, agora, um novo fôlego, com a sua reformulação.
A REUTILÂNDIA® irá, no decorrer do ano letivo, efetuar circuitos mistos, de recolha e distribuição de utilidades, parqueando em escolas, bem como em locais de fácil acesso e de grande fluxo populacional, previamente sinalizados como zonas de maior interesse em termos de intervenção social. Para além da recolha passiva de bens, a REUTILÂNDIA® disponibiliza, ainda, a recolha localizada de bens, através de uma linha telefónica para marcação prévia.
Reutilizar objetos, garantindo o encaminhamento correto daquilo que ainda tem valor; ajudar as franjas mais carenciadas das populações; e preservar recursos, libertando os aterros sanitários de resíduos com potencial de reutilização, são os conceitos que estão na origem desta iniciativa, onde o Ambiente e a Solidariedade se aliam num objetivo comum: conferir novas utilizações a objetos que uns já não precisam, mas que, para outros com maiores carências, podem ter grande utilidade.
Representando uma renovação da parceria existente entre o município e a SUMA, este projeto, pioneiro a nível nacional, prossegue a sua itinerância solidária, incrementando a participação da população numa atitude de combate ao desperdício e de poupança de recursos a partir da qual se trocam “coisas” por “sorrisos”.