Persistindo na sua política de alerta para as questões da responsabilidade partilhada na gestão de resíduos e na manutenção da salubridade dos espaços públicos, a SUMA continua a dotar de mensagens de sensibilização os equipamentos de produção.
O início da aplicação de mensagens de sensibilização a carrinhos de varredura manual remonta a 2015, em equipamentos cujos horários ou áreas geográficas de intervenção melhor permitem a projeção da informação veiculada, e que totalizam, até ao momento, 250 unidades.
Os equipamentos intervencionados exibem, mediante o modelo, mensagens de sensibilização aplicadas nas laterais da estrutura metálica ou no próprio balde, com rotinas de manutenção de limpeza pública, heterofiscalização e custos do desleixo, assim como vantagens individuais de adoção destes procedimentos.
A informação é reforçada pela inserção de um código de barras bidimensional, que reencaminha para vídeos de sensibilização convergentes, publicados nas páginas das redes sociais da empresa, apelando a um público-alvo mais abrangente e familiarizado com as novas tecnologias de informação.
Coimbra, Caminha, Algarve (nos contratos com a Inframoura e com o município de Vila do Bispo), Palmela, Almada, Ourém, Leiria, Alcobaça, Porto de Mós, Batalha, Aveiro, Porto, Espinho, Vila do Conde, Valença, Monção e Vila Nova de Gaia são os locais em que este formato de sensibilização móvel está já disponível, seguindo-se, para breve, os demais contratos detidos.