O Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), recebeu, no dia 14 de dezembro, uma manifestação pacífica contra a falta de civismo e urbanidade. Assumindo uma postura de apelo à prática de rotinas de manutenção da salubridade deste espaço, esta concentração de vozes pretendeu alertar comerciantes e clientes para a gestão partilhada de responsabilidades.
Intitulada “Não há bela sem senão”, esta campanha visou promover a adoção dos procedimentos corretos no âmbito da gestão dos resíduos, e, ao mesmo tempo, destacar a importância comercial que assumem no negócio: um mercado limpo, cuidado e salubre está associado a produtos com maior qualidade e melhores condições de confiança e atratividade para clientes e visitantes.
Versando sobre as rotinas de acondicionamento e deposição (colocação dos resíduos no contentor) e de triagem do lixo com valor (separação de orgânicos e inorgânicos), esta ação foi desenvolvida através de contacto pró-ativo com comerciantes e de abordagem animista com consumidores, estratégias complementadas com distribuição qualitativa de dois materiais utilitários: aventais e autocolantes.
No decorrer da manifestação foram usadas palavras de ordem, replicadas nos vários materiais de suporte ao este cortejo, desde placas, t-shirts e flags, de forma a propagar as várias mensagens pelos intervenientes e transeuntes.
Incitando à participação de todos na construção de um perfil crítico de cidadania ativa, esta manifestação procurou implicar os utilizadores deste espaço num esquema de responsabilização e heterofiscalização, que garanta, de forma continuada, as melhores condições de higiene e urbanidade neste importante centro de transações comerciais.