Apesar da época balnear atípica e das preocupações acrescidas, a SUMA encontra-se a desenvolver campanhas de sensibilização ambiental, em contexto de praia oceânica e fluvial. As campanhas “Praia com Etiqueta” e “Extraviados sobre Rodas” são centradas nas temáticas do acondicionamento e deposição dos resíduos produzidos e têm em comum a sensibilização para a manutenção de limpeza do areal e zonas adjacentes, assim como a vinculação aos corretos procedimentos da realidade presente, nomeadamente a promoção das distâncias de segurança entre grupos de veraneantes, as práticas da lavagem frequente das mãos e a utilização da máscara facial.
As diferentes estratégias utilizadas em Vila Nova de Gaia, Ílhavo e Ourém permitem a divulgação da mensagem, sem descurar o necessário distanciamento social: contacto indireto com o público em geral, por ciclistas identificados, circulando com bicicleta-reboque, junto à orla marítima, e colocação de bandeiras de mastro com mensagens convergentes; contacto pró-ativo institucional, junto dos gerentes das estruturas de apoio de praia, com entrega de sacões-ecopontos; e intervenção da mascote “Beata Esmigalhada”, junto dos veraneantes, quer através de contacto direto, quer através da manipulação de um carro telecomandado com mini-mascote, que emite locuções de sensibilização.