“A Tradição” é o nome da campanha de sensibilização que a SUMA implementou em Aveiro, no final do mês de novembro, ao abrigo das atividades comemorativas da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, e que voltará a protagonizar ainda este ano, em Caminha.
Destinada a sensibilizar para a necessidade de recuperação de hábitos descontinuados nas últimas gerações, o apelo desta campanha está vinculado aos conceitos de poupança, reaproveitamento, reutilização e conservação, aplicados quer às esferas económicas – provenientes dos desafios globais contemporâneos –, quer à premência emergente das constatações ambientais, suas novas facetas e reflexões atitudinais subjacentes, plasmadas também nos novos impostos da fiscalidade verde.
Em ambos os municípios de intervenção, a campanha tem como alvo os gerentes de padarias e respetivos consumidores, através da distribuição de sacos reutilizáveis para transporte de pão, à semelhança do que fazia serventia diária nas gerações anteriores, hábito que foi descontinuado decorrente da pressão dos mercados para a cultura do plástico.
Prevê-se, para o próximo ciclo de trabalhos, a implementação desta campanha em, pelo menos, sete novos municípios, quer através do formato já experimentado, quer através de contacto direto com as populações escolares e pré-escolares, numa dramatização em que Gracinda, a Lavadeira, resgata alguns hábitos mais antigos e apresenta soluções mais tradicionais ou mais tecnológicas para poupar recursos familiares, públicos e naturais.