A SUMA inaugurou, no passado dia 11 de junho, em Aveiro, a sua mais recente unidade móvel de sensibilização ambiental, o ECO KIOSKO®. O evento decorreu no Forum Aveiro, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do Presidente do Conselho de Administração da SUMA, Jorge Rodrigues, e de alunos e professores da EB1 da Quinta do Picado, num lançamento que contou com um programa lúdico-pedagógico.
A nova unidade móvel foi apresentada com recurso a animação que, através da interação das duas personagens intervenientes, permitiu explorar algumas das atividades e conteúdos do ECO KIOSKO®, com especial enfoque para as vantagens individuais do consumo sustentável. No final da cerimónia, a turma presente interpretou a canção “Ecoponto de Encontro”, e foram entregues, por José Ribau Esteves e Jorge Rodrigues, kits ECO KIOSKO® aos alunos.
Inspirado nos primeiros quiosques da capital portuguesa, o ECO KIOSKO® é uma estrutura preparada para circular em espaços comerciais, com atividades de exploração sensorial e multimédia e convidando à interação e aprendizagem em família, em contexto de lazer, abordando, através de filmes informativos, formativos e videoclipes, os eco-códigos de consumo, o exercício da cidadania ativa e da urbanidade e, complementarmente, proporciona a exploração de jogos de encaixe, rotação, labirinto e correspondência.
Este suporte está adequado a espaços de grande fluxo populacional, apelando ao consumo sustentável, justamente em áreas onde a convocação para compras prescindíveis assume um papel dominante, e destina-se, sobretudo, a mobilizar o público infantil a exercer o seu poder de influência junto dos pais, numa chamada de atenção para o combate ao desperdício, bem como para consciencialização relativamente ao valor da poupança, incentivando a propagação de mensagens de cidadania ativa.
Funcionando em regime de rotatividade, o ECO KIOSKO® irá estar, no Forum Aveiro, até ao dia 6 de julho, depois de já ter percorrido, este ano, quatro superfícies comerciais. Posteriormente, irá prosseguir em itinerância, até ao final do ano, por mais seis centros.
A abertura da aplicação da sensibilização ambiental a este novo contexto – espaço comercial e de lazer -, reforça o reconhecimento da SUMA como um parceiro de eleição para criar e propagar redes de estímulo alargadas à inversão da relação custo / benefício habitualmente percecionada pelo sujeito poluidor, estando estas parcerias integradas na política de alianças existente com várias entidades referência.