Pese embora um início de Verão algo tímido, a SUMA foi para as praias empenhada em alertar os veraneantes para a importância das opções pessoais na manutenção e limpeza dos espaços partilhados. As intervenções deste ano decorreram de junho a agosto, em campanhas diferenciadas com recurso a contacto pró-ativo e ao apoio das mascotes representativas de objetos negligenciados que se transformam em resíduos e que, de forma divertida, sensibilizaram os veraneantes para comportamentos potencialmente perigosos e contaminantes, e para a importância da correta deposição dos resíduos.
As intervenções tiveram lugar nos municípios de Alcobaça e de Ílhavo, onde a SUMA esteve “De Olho na Praia”; em Ourém, na praia fluvial do Agroal, com a campanha “Esquecidos e Achados”, contando com a animação de uma “Garrafa Abandonada” que procura o seu dono; em Espinho, onde a campanha “Extraviados” evidenciou o abandono de pequenos lixos nos areais, para o qual foi determinante a presença do copo descartável de “Lola-Cola” e da “Lata Enferrujada”; e nas praias de Vila Nova de Gaia e de Santa Maria da Feira, onde a SUMA apresentou a campanha “Praia Lixo Zero”, apelando à redução da produção de resíduos, através de jogos de grandes dimensões alusivos aos conteúdos abordados e da intervenção da “Garrafa Abandonada” e da “Beata Esmigalhada”.
Para prolongar as mensagens de heterofiscalização, responsibilização e reutilização, as intervenções foram complementadas com a distribuição qualitativa de materiais lúdicos e utilitários, como cantis, bolsas para lanche, t-shirts, raquetes, sacos de praia, cinzeiros de bolso e sacos reusáveis, num total de mais de 5.800 unidades entregues.
O intuito de reforçar a ideia de que, mesmo em época estival, os gestos de cidadania não vão de férias foi completado com uma rubrica própria na página de Facebook da SUMA, em que foram recolhidos e partilhados junto dos utilizadores desta rede social testemunhos de boas práticas de cidadania em momentos de lazer.